Publicações

O Museu Pio XII, no âmbito da missão desenvolvida pelo Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC), reúne um conjunto de publicações que visa promover a inventariação, estudo e divulgação do espólio do Museu e da Arquidiocese de Braga.

Esta Fundação cultural da Arquidiocese de Braga, apoiada na extensão bracarense da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo da Arquidiocese de Braga procura promover a inventariação, recolha, organização, conservação, restauro, estudo e investigação do Arquivo Arquidiocesano de Braga e dos valores artísticos e arqueológicos que são património da Igreja Arquidiocesana de Braga.

Ao mesmo tempo, colabora na conservação, enriquecimento e beneficiação dos Museus Pio XII e Medina.

Desde 2017 o Museu Pio XII tem promovido ainda uma coleção de publicações dedicadas a artistas contemporâneos.

Activities

Publications

The Pius XII Museum, in the context of the mission developed by the Institute of Christian History and Art (IHAC), brings together a set of publications that aim to promote cataloguing, studying and disseminating the Museum's legacy. This Cultural Foundation of the Archdiocese of Braga, supported in the extension of the Faculty of Theology of the Catholic University of Portugal and the Conciliar Seminary of São Pedro and São Paulo of the Archdiocese of Braga, aims to promote cataloguing, collecting, organising, conserving, restoring, studying and researching the Archdiocesan archive of Braga and the artistic and archaeological values that are a heritage of the Archdiocesan Church of Braga.

At the same time, it collaborates towards conserving, enriching and improving the Pius XII and Medina Museums.

Since 2017, the Pius XII Museum has also promoted a collection of publications dedicated to contemporary artists.

O museu

História

O Museu Pio XII foi fundado em 1957 pelo Cónego Luciano Afonso dos Santos, professor e Reitor do Seminário Conciliar de Braga, sacerdote apaixonado pela arqueologia e pela arte sacra, que além da educação dos seminaristas e da docência, ocupava muito do seu tempo em escavações, ainda em pregações, calcorreando muitas paróquias e arciprestados.

Assim foi reunindo uma vasta coleção de arqueologia e outra de arte sacra.

Ao fim de alguns anos de recolhas, resolveu expor as suas descobertas no edifício do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo, sito ao Campo de Santiago. Prestando tributo ao Papa de então – ano de 1957 – chamou ao espaço expositivo “Museu Pio XII”.

De tudo, em quantidades e qualidade apreciáveis, se podia contemplar: numismática, lítica, cerâmica, escultura, pintura, ourivesaria, têxtil, adereços litúrgicos…

Em 1968, perspetivando-se a realização de obras no edifício, foram promovidas sondagens arqueológicas no claustro do Seminário. À luz do dia emergiu a estrutura de um edifício romano, mais concretamente, o hipocausto de uma casa romana (IV séc.).

Em 1984, na sequência de uma doação do pintor Henrique Medina à Arquidiocese de Braga, foi fundado o Museu Medina, sendo instalado também no edifício do Seminário Conciliar. Embora criado inicialmente como museu autónomo, atualmente integra o circuito do Museu Pio XII, como galeria de arte.

Grande remodelação

Em 2002, o Museu sofreu uma grande remodelação, inaugurada a 5 de dezembro, dia de S. Geraldo, padroeiro da Arquidiocese, criando melhores condições expositivas para o seu espólio, de acordo com as novas tendências da museologia.

Nesse mesmo contexto, ao Museu ficou confiada a Torre Medieval, ou Torre de Santiago, ou ainda a Nossa Senhora da Torre, estrutura fortificada pertencente à muralha da Braga medieval, que no séc. XVIII recebeu um oratório em honra, exatamente, de Nossa Senhora da Torre.

Em 2021 foi enriquecido com uma valiosa coleção de ourivesaria.