Diretor

Atividades

Publicações

O Museu Pio XII, no âmbito da missão desenvolvida pelo Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC), reúne um conjunto de publicações que visa promover a inventariação, estudo e divulgação do espólio do Museu e da Arquidiocese de Braga.

Esta Fundação cultural da Arquidiocese de Braga, apoiada na extensão bracarense da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo da Arquidiocese de Braga procura promover a inventariação, recolha, organização, conservação, restauro, estudo e investigação do Arquivo Arquidiocesano de Braga e dos valores artísticos e arqueológicos que são património da Igreja Arquidiocesana de Braga.

Ao mesmo tempo, colabora na conservação, enriquecimento e beneficiação dos Museus Pio XII e Medina.

Desde 2017 o Museu Pio XII tem promovido ainda uma coleção de publicações dedicadas a artistas contemporâneos.

Activities

Publications

The Pius XII Museum, in the context of the mission developed by the Institute of Christian History and Art (IHAC), brings together a set of publications that aim to promote cataloguing, studying and disseminating the Museum's legacy. This Cultural Foundation of the Archdiocese of Braga, supported in the extension of the Faculty of Theology of the Catholic University of Portugal and the Conciliar Seminary of São Pedro and São Paulo of the Archdiocese of Braga, aims to promote cataloguing, collecting, organising, conserving, restoring, studying and researching the Archdiocesan archive of Braga and the artistic and archaeological values that are a heritage of the Archdiocesan Church of Braga.

At the same time, it collaborates towards conserving, enriching and improving the Pius XII and Medina Museums.

Since 2017, the Pius XII Museum has also promoted a collection of publications dedicated to contemporary artists.

Diretor

O museu

Diretor

O Diretor do Museu Pio XII é, desde 2002, o Cónego José Paulo Leite de Abreu.

Nasceu a 23 de outubro de 1959, em S. Pedro de Azurém, Guimarães. Em 1982, concluiu o curso de Teologia, pelo Instituto Superior de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, em Braga, tendo sido ordenado sacerdote no ano seguinte.

Em 1985, completou a Licenciatura em Direito Canónico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma, tendo em 1996, obtido o doutoramento em História da Igreja, pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Atualmente, é presidente do Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga, professor na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, diretor do Museu Pio XII e do Tesouro Museu da Sé, Deão do Cabido da Sé de Braga, vigário geral da Arquidiocese de Braga e moderador da Cúria, presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Braga. 

Prof. Doutor José Paulo Leite de Abreu

As suas áreas de especialização e interesse são a história da Igreja, história da arte, direito canónico e museologia, tendo publicado inúmeros artigos, livros e capítulos de livros.

Ao longo do seu percurso, desempenhou ainda funções como colaborador do jornal Diário do Minho, coordenador da Pastoral Universitária e reitor da Basílica dos Congregados em Braga.

.