Beleza e fé do Sameiro exposta em fotografia no Museu Pio XII

Atividades

Publicações

O Museu Pio XII, no âmbito da missão desenvolvida pelo Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC), reúne um conjunto de publicações que visa promover a inventariação, estudo e divulgação do espólio do Museu e da Arquidiocese de Braga.

Esta Fundação cultural da Arquidiocese de Braga, apoiada na extensão bracarense da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo da Arquidiocese de Braga procura promover a inventariação, recolha, organização, conservação, restauro, estudo e investigação do Arquivo Arquidiocesano de Braga e dos valores artísticos e arqueológicos que são património da Igreja Arquidiocesana de Braga.

Ao mesmo tempo, colabora na conservação, enriquecimento e beneficiação dos Museus Pio XII e Medina.

Desde 2017 o Museu Pio XII tem promovido ainda uma coleção de publicações dedicadas a artistas contemporâneos.

Activities

Publications

The Pius XII Museum, in the context of the mission developed by the Institute of Christian History and Art (IHAC), brings together a set of publications that aim to promote cataloguing, studying and disseminating the Museum's legacy. This Cultural Foundation of the Archdiocese of Braga, supported in the extension of the Faculty of Theology of the Catholic University of Portugal and the Conciliar Seminary of São Pedro and São Paulo of the Archdiocese of Braga, aims to promote cataloguing, collecting, organising, conserving, restoring, studying and researching the Archdiocesan archive of Braga and the artistic and archaeological values that are a heritage of the Archdiocesan Church of Braga.

At the same time, it collaborates towards conserving, enriching and improving the Pius XII and Medina Museums.

Since 2017, the Pius XII Museum has also promoted a collection of publications dedicated to contemporary artists.

Beleza e fé do Sameiro exposta em fotografia no Museu Pio XII

Cerca de 150 fotografias de 14 autores, entre os quais duas mulheres e um anónimo, estão patentes numa sala do primeiro piso do Museu, com entrada livre e visitável até ao dia 7 de janeiro.

Foi ontem inaugurada a exposição fotográfica “Contemplar Maria… Entre a beleza e a fé”, no Museu Pio XII.

Trata-se de uma iniciativa organizada em parceria com a Confraria de Nossa Senhora do Sameiro e a unidade museológica da Arquidiocese de Braga, que pretende concluir da melhor forma o ano de 2017, que foi coroado pela celebração do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Com esta exposição mariana, salientou o diretor do Museu Pio XII e presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, Braga coloca-se «em sintonia com o mundo inteiro», pois assinala de forma especial a solenidade da Imaculada Conceição.

«Estamos também em sintonia com a religiosidade popular portuguesa», frisou o cónego José Paulo Abreu nos momentos iniciais de acolhimento da sessão inaugural.

.